Lindie

Logo Lindie
Rafael Pelegrino posa em um fundo preto e com roupa e boné preto também.

Publicado porLuisa Pereira

em 22/08/2023

Após uma pausa de dois anos e o grande retorno em 2022, o Oxigênio Festival anunciou um lineup recheado de atrações de peso, como Samiam, Chelsea Grin, Granada e Dead Fish, retornos aguardados há anos, como o Rancore, e novos nomes para a edição de 2023. Com 25 atrações, entre nacionais e internacionais, o evento é — e se firma ainda mais — o maior do cenário underground nacional.

O Oxigênio está marcado para os dias 26 e 27 de agosto, agora, no bairro da Barra Funda. A mudança, às vésperas das datas, não assustou a produção. “Conseguimos agir rápido, foi em uma semana que precisamos fazer toda essa alteração, falar com as bandas, rever diversos contratos, foi uma loucura. Deu certo! Estamos animados, cansados, trabalhando o dobro, gastando em dobro, mas animados para o festival que está chegando”, conta Rafael Pelegrino, o Piu, produtor do Oxigênio, em entrevista exclusiva ao Lindie.

“Estamos acostumados a resolver problemas de última hora. Para a gente foi um baque, muito difícil, estava tudo programado, os tamanhos, os formatos, as disposições das coisas, estava tudo certinho… E, quando vem essa informação, o primeiro desafio é encontrar outro lugar adequado para levar toda essa estrutura. E achamos um local que tem muito a nossa cara. Até já tínhamos visto ele, não lembro o porquê não fizemos lá de primeira, mas, dessa vez, será ali”, continua ele a explicação sobre a mudança de local. 

O novo endereço é localizado em uma região com diversos galpões de fábricas desativadas, o que proporcionou um bom novo esquema de organização para a produção. “Tem a área coberta e a externa, como sempre fazemos. Nesse caso, colocamos um palco na parte de fora e um na parte interna, dois ambientes completamente diferentes, que dão uma cara bem interessante para esse local novo do festival”, revela Piu.

Toda essa estrutura irá receber, no sábado: Rancore, Samiam (EUA), Dead Fish, The Slackers (EUA), Blind Pigs, Chuva Negra, Colid, Molho Negro, Sapobanjo, Lylith Pop, Refugiadas e Karaokillers; e no domingo: Rancore, Chelsea Grin (EUA), Jonny Craig (CAN), Granada, Day Limns, Zander, Hevo84, Mia, Leela, Bad Luv, Putz, The Zasters, Uelo e Karaokillers.

Em paralelo à música rolando nos palcos, o festival terá espaços de arte urbana, fotografia e gastronomia, além de espaço de merchandise oficial. O Oxigênio Festival 2023 é uma realização da Gig Music e do Hangar 110, com apoio da Oakley, Monster Energy, Xeque-Mate, Jack Daniel's e Fuji Film.

As atrações que transformam o Oxigênio

A primeira banda que se vê ao olhar o panfleto já causa aceleração dos batimentos cardíacos de boa parte dos amantes de hardcore: Rancore. Nos dois dias. Piu explica que integrar o linuep do Oxigênio foi um pedido de Teco Martins, vocalista do grupo, poucos dias antes da divulgação do evento. 

“A gente estava para anunciar o festival, ele seria anunciado na terça-feira. Na sexta, o Teco, que é muito meu amigo, me ligou. ‘Piu, eu estou com uma ideia, a gente quer fazer o Oxigênio’. Ele nem sabia quando ia ser, não tínhamos divulgado ainda. Falei: ‘cara, terça nós anunciamos e vai ser tal dia e tal dia’ e ele: ‘perfeito, a gente quer fazer’. Desliguei o telefone e pensei ‘puta que pariu, o que eu faço agora? Vou precisar ajustar tudo’”, relembra o produtor. 

E, com um telefonema, o que já estava certo, precisou ser reorganizado. “A gente se desdobrou, mudamos atrações de lugar. Além deles serem grandes amigos nossos, é uma banda que curtimos, tem tudo a ver e nós tentamos trazer para o festival há muito tempo. A princípio seria apenas em um dia, mas eu pensei em fazer igual fizemos em 2016, que o Dead Fish tocou dois dias, até porque um dia só seria pouco, com dois dias a gente podia distribuir melhor o público e atingir todos que curtem os ‘caras’”, diz.

Em seguida, as bandas estrangeiras chamam a atenção. Ao todo, são quatro, todas de grande importância no cenário underground: Samiam (EUA), The Slackers (EUA), Chelsea Grin (EUA) e Jonny Craig (CAN). 

Na organização por dia, a produção pensou ainda sobre quais públicos seriam atingidos por cada show. “Casou muito com o que a gente queria. No sábado, terá um pessoal um pouco mais velho com Samiam (EUA) e The Slackers (EUA), enquanto o domingo traz uma galera mais jovem que está mais antenada, com Chelsea Grin (EUA), Jonny Craig (CAN), que representa muito bem esse novo público do scream, post-hardcore, emo”, conta. 

Os grupos que vem como apostas do Oxigênio

Nem só de bandas já consolidadas se faz o festival, pelo contrário. No Oxigênio, a proposta é conhecer novos grupos e músicas. Na oitava edição, o público terá a chance de presenciar apresentações de artistas ainda no começo da carreira e que já demonstram potencial para estar na prateleira dos consagrados daqui a alguns anos.

Lylith Pop, Colid, Refugiadas, no sábado, e The Zasters, Uelo e Bad Luv, no domingo, são alguns dos novos nomes que estarão nos palcos do evento. Para a curadoria, Piu afirma que é preciso ver além do horizonte. “Precisamos estar sempre ligados, ouvindo coisas que nós não ouvimos em casa, buscando por gêneros que nós não somos tão acostumados, perguntando o que amigos estão ouvindo e assim vai”, diz ele. 

A novidade: os sideshows

Outra surpresa — que aconteceu apenas no desenrolar do tempo — foram os dois sideshows anunciados no Cine Joia. O primeiro, em 24 de agosto, com Jonny Craig (CAN), Menores Atos e Sugar Kane; o segundo, em 26 de agosto, com Chelsea Grin (EUA), Axty e Gloria. 

“Os sideshows não partiram só da gente. Quando contratamos uma banda gringa, precisamos fazer mais de um show e nós já havíamos anunciado em Curitiba. Com o sucesso das vendas do Oxigênio, o pessoal do Cine Joia — parceiros da gente há muito tempo — entrou em contato. A princípio não queríamos que fosse na mesma cidade, mas pensamos e achamos legal colocar outras bandas para tocar, às vezes a pessoa quer ver o Chelsea Grin com outras atrações e pode ver também e, de repente, o cara é fã e quer ver vários shows”, explica Piu.

A ideia é que o festival cresça horizontalmente, com mais shows pela cidade e não apenas ter mais atrações no mesmo dia e local. Além dos sideshows, a banda The Slackers (EUA) fará dois shows gratuitos em São Paulo: no Centro Cultural de São Paulo, dia 25, e no Centro Cultural da Juventude, no dia 27. 

Assim, entre surpresas e mudanças de última hora, a oitava edição do Oxigênio Festival se aproxima com a promessa de ser inesquecível. 

Serviço
Datas:
26 e 27 de agosto de 2023
Local:
Rua Achilles Orlando Curtolo, 617, Barra Funda - São Paulo
Horário: 12h (abertura da casa)

Vendas e informações: www.oxigeniofestival.com.br

Ouça nossa playlist do festival:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados