Lindie

Logo Lindie
Deafheaven de volta a São Paulo

Publicado porRedação

em 10/03/2023

Escrito por Fernando Vinícius e Luisa Pereira

Desde sua primeira passagem pelo Brasil, em 2016, o retorno da banda Deafheaven tem sido aguardado ansiosamente. Agora, a apresentação do grupo estadunidense de blackgaze tem data e lugar definidos: neste domingo (12) na emblemática casa de shows paulistana Fabrique Club. E a abertura ficou a cargo do grupo terraplana, de Curitiba, que acaba de lançar seu convidativo primeiro LP, chamado olhar pra trás, via Balaclava Records.

Destaque internacional da música contemporânea em razão de sua autenticidade, com origem em uma ousada mescla de gêneros, o quinteto — composto por George Clarke (vocal), Kerry McCoy (Guitarra), Daniel Tracy (bateria), Chris Johnson (baixo e backing vocal) e Shiv Mehra (guitarra) — é famoso por combinar o peso e intensidade do black metal com elementos do shoegaze, dream pop e indie.

Pensando nisso, separamos três motivos do porquê vale a pena ir a Fabrique Club ver a Deafheaven. Dá uma olhada:

1. Ver, em primeira mão, a turnê Infinite Granite

Em turnê pela América Latina desde o início de fevereiro, o grupo agora passa pela Argentina e, depois, chega pela segunda vez a São Paulo. A Deafheaven, que completa 13 anos de vida, está apresentando, ao vivo, seu mais recente trabalho: o excelente Infinite Granite, lançado em 2021. Neste álbum, a banda exibe uma estética musical menos caótica e mais melodiosa, ainda que haja momentos de rasgos potentes como em suas composições anteriores.

É perceptível, em Infinite Granite, o amadurecimento estético-musical do grupo, que se alça a um nível ainda mais elevado de tratamento e complexidade artística, com harmonias enérgicas e cativantes. A versatilidade do vocalista também é digna de atenção. Entre sussurros, falsetes e voz cheia, George Clarke mostra como a sonoridade do grupo se refinou ao longo de sua trajetória.

Uma das faixas mais bem recebidas foi In Blur, que é a síntese do que o álbum apresenta em suas outras faixas. 

2. Ouvir outros clássicos ao vivo 

E, além deste ótimo e elaborado álbum, a Deafheaven soma, em sua discografia, outros quatro lançamentos de estúdio. São eles: Roads to Judah (2011), Sunbather (2013), New Bermuda (2015) e Ordinary Corrupt Human Love (2018). Quem curte os gêneros característicos da banda, certamente irá se deliciar ao percorrer seus trabalhos, percebendo suas mudanças e características irresistíveis.

3. Conhecer o quarteto terraplana

O evento também promete ser intenso em sua abertura, que será feita pelo quarteto indie curitibano terraplana. Formado por Stephani Heuczuk (voz e baixo), Vinícius Lourenço (voz e guitarra), Cassiano Kruchelski (voz e guitarra) e Wendeu Silverio (bateria), o grupo entrou de vez no cenário musical ao vencer um concurso da Groover, - plataforma de música que proporciona trocas entre compositores, jornalistas e produtores - que os credenciou para o Balaclava Fest.

O show no festival chegou no melhor momento: com o disco pronto, a banda se preparava para o lançamento. Assim, tocaram as músicas já finalizadas e puderam ver a reação do público. Por fim, a banda também venceu o concurso da Balaclava Records, selo que lança olhar pra trás, seu primeiro disco.

Unindo o indie ao shoegaze, olhar pra trás tem oito faixas que refletem sobre relações, sentimentos desencontrados, mudanças e busca por identidade. O álbum foi produzido por Gustavo Schirmer (que também trabalha com a Terno Rei e a Jovem Dionísio) e mixadas e masterizadas por Nico Braganholo (Terno Rei/Jovem Dionísio). Anteriormente, a banda já havia lançado Exílio, seu EP de estreia, em 2017. 

Seja por esses motivos ou outros, a ida ao show é um excelente programa para a tarde de domingo. A realização do evento está a cargo da Powerline Music & Books, em uma parceria com a Balaclava Records e a Heart Music.

Serviço

Deafheaven de volta a São Paulo

Banda de abertura: terraplana

Data: 12 de março de 2023 (domingo)

Local: Fabrique Club

Endereço: R. Barra Funda, 1071 – Barra Funda, São Paulo – SP

Horário: 16h (abertura da casa)

Ingresso: 2º lote - R$ 170 (meia entrada/promocional)

Venda on-line: https://pixelticket.com.br/eventos/11670/deafheaven-em-sao-paulo

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados