Lindie

Logo Lindie
Arte tem o fundo rosa claro com fotos da banda Odeon, Incêndio e Cinema4D. No topo, está escrito "emo Brasil", em preto.

Publicado porLuisa Pereira

em 21/09/2022

Um dos maiores marcos dos anos 2000 volta ao centro dos holofotes ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. O Emo, ou emotional hardcore e emocore, tem ensaiado seu retorno aos grandes palcos e lançamentos desde meados de 2019. Por aqui, no entanto, o gênero nunca parou de ser difundido por bandas que fizeram parte da cena quando ela estava em seu auge. 

Entre antigas e novas, o emo brasileiro segue vivo e potente, arrastando o público para shows em todo o país. A cena local é, sem dúvidas, um prato cheio para os amantes do gênero. Com ricos achados, os grupos se organizam para trazer mais aspectos sonoros do emo, pop punk e post hardcore em suas canções, aliando-os com novas facetas.

Para celebrar o Dia do Emo, comemorado globalmente em 24 de setembro, preparamos uma lista com 8 bandas brasileiras da cena para conhecer e amar!

1. Odeon

Criada em 2020, por Lucas Moscardini (guitarra), Marcelo Braga (voz), Andre Casagrande (baixo) e Marvin Tabosa (bateria), a Odeon chegou com um sentimento dos músicos - que anteriormente formavam a Vitalism, com um som mais experimental - de fazer um som novo.

Na nova banda, eles mesclam elementos do emo, pop punk, rock e, curiosamente, do funk e samba em algumas canções. No início de setembro, o primeiro álbum do grupo, game, foi lançado. O disco já começa com um convite para o bailão da Odeon!

2. Bullet Bane

Consolidada na cena, a Bullet Bane trouxe um dos melhores sons de 2022 em seu novo álbum, BLLT. As oito faixas são resultado de um processo em grupo de Arthur Mutanen (vocal), Danilo de Souza (guitarra), Fernando Uehara (guitarra), Rafael Goldin (baixo) e Renan Garcia (bateria). Juntos, eles imprimiram seus sentimentos, angústias e almas nas músicas, transformando-as em uma catarse ao vivo.

Entre riffs acelerados e pesados, a voz de Mutanen dá o tom ritmado, melancólico e explosivo necessário para gerar uma excelente experiência aos fãs do gênero.

3. Cefa

Expoentes do gênero antes mesmo do retorno ao mainstream, a Cefa cresceu ainda mais ao longo dos últimos anos, alcançando cada vez mais público. Formada por Caio Weber (vocal), Gabe Oliveira (guitarra) e Giovani Gonçalves (baixo), a banda lançou Caos em 2020, trazendo fôlego para a retomada na cena ao longo da pandemia.

As 12 músicas foram capazes de reviver o sentimento de fazer parte da cena. Com riffs marcantes e explosivos, a banda transbordou emoção com um disco intenso e, ao mesmo tempo, melancólico.  O que já era bom ganhou uma versão reimaginada em 2021. Agora, a banda divulga seus novos singles, O infinito que existe em mim e Ansiedade.

Em 25 de setembro, a Cefa fará um show em comemoração aos 10 anos da banda, em São Paulo, na Fabrique Club. Ingressos estão à venda aqui.

4. Hadezi

A banda carioca é formada por Fernando Assis (bateria), Gustavo Ungarato (baixo), Mateus Bragard (guitarra e vocal) e Gustavo Martins (guitarra e vocal). Em 2021, o grupo lançou Reconhecer e Embarcação já com um estilo diferente do apresentado até então, no álbum Plano B (2019). Com um som mais maduro e com muito mais deles nas canções, a Hadezi saiu do emo clássico dos anos 2000 e passou a apresentar um rock autêntico com traços do antigo estilo por conta de suas referências. 

5. RADIOATIVA

Em atividade desde 2009, a RADIOATIVA é uma banda de rock - com fortes influências no emocore - carioca que ganhou destaque com o segundo disco Se Ainda Há Razão (2015). Depois, abriu shows de bandas como Chunk! No, Captain Chunk! e Evanescence - essa última, após ganhar um concurso da Rádio Rock de SP (89,1 FM), com Amy Lee como jurada.

Atualmente, é composta por Ana Marques (vocal), Felipe Pessanha (guitarra e synth), Fabricio Oliveira (guitarra), Rodrigo Aranha (bateria) e Lucas Reale (baixo). Com novo single, Marte, a banda tocou no Rock in Rio 2022 a convite da Gerdau.

6. Incêndio

Na estrada desde 2018, a banda tem o som voltado ao post hardcore. Formado por Gui Barboti (vocais), Yuri Gavira (bateria), Lucas Nagahiro (baixo), Edward Cruz (guitarra) e Jhow (guitarra), o grupo tem Aqui Dentro Vive o Caos como seu lançamento mais recente. Outros bons singles são Novas Sensações (2020), Mais um trago (2021) e Estrada (2021).

7. Black Days

Formada atualmente por Bruno Figueiredo (vocais), Vinicius (bateria), Mariane Regis (guitarras) e Vinicius Correia (baixo), a Black Days está na estrada desde 2014. A nova formação foi apresentada este ano, quando o grupo retornou da pequena pausa com Groselha

8. Cinema4D

Com o som voltado ao emo e pop punk em suas diversas fases, a banda é composta por Barbara Marques (vocais), Vitor Siqueira (guitarra) e Orlando Cisneros (bateria). O trio traz referências de Stand Atlantic, Neck Deep e Waterparks. Nunca Mais é, por enquanto, a única amostra do som do grupo.

Ouça nossa Playlist com as bandas:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados