Lindie

Logo Lindie
Fresno é Lucas Silveira (vocal), Gustavo “Vavo” Mantovani (guitarra) e Thiago Guerra (bateria)

Publicado porLuisa Pereira

em 26/12/2022

23 anos de estrada, nove discos de estúdio e uma longa trajetória no cenário musical nacional, especialmente no underground, trazem a Fresno até 2022. Para quem já estava inserido nesta área, a banda sempre foi gigante, mas, esse ano, todos assistiram ela atingir um novo patamar. Este foi, de longe, o melhor ano da história do grupo.

Formada por Lucas Silveira (vocal), Gustavo “Vavo” Mantovani (guitarra) e Thiago Guerra (bateria), a Fresno precisou paralisar a tour de Sua Alegria Foi Cancelada (2019) em função da pandemia, que pareceu frear a ascensão que a banda já vivia entre 2019 e o início de 2020. No entanto, o melhor ainda estava por vir. 

Dois anos depois, com o mais novo Vou Ter Que Me Virar (2021) lançado, o trio voltou aos palcos no Lollapalooza Brasil, em março. Arrastando uma multidão para o show após a forte chuva, a Fresno era o único local para onde olhar naquele momento, fosse ao vivo ou nas telas da Multishow. Com os holofotes inteiros para eles, a banda fez uma apresentação com as novas músicas e se posicionou politicamente de forma enfática. Esse dia abriu inúmeras portas para o grupo ao longo do ano. 

Caminho até 2022

O ano não é o melhor da história da Fresno à toa. As estratégias do grupo para alavancar novamente a banda foram traçadas ainda em 2019, com o lançamento do disco Sua Alegria Foi Cancelada, que teve um grupo criado para os fãs no Facebook, além de uma cor específica destacada. A turnê do álbum ia, até o momento da pandemia, consolidando a volta das casas cheias para ver as novas apresentações.

Na audio, em novembro de 2019, fãs mais antigos pareciam incrédulos quanto à lotação do espaço naquela noite. Para quem esteve em shows anteriores da banda, aquele evento marcava, definitivamente, o retorno triunfal da popularidade da Fresno.

Tudo isso, entretanto, pareceu ruir quando a pandemia eclodiu no Brasil, em março de 2020. Por um longo período, as incertezas eram as maiores companhias dos músicos e dos fãs. Por três vezes, aconteceu a Quarentemo, live que chegou a ser assistida por 100 mil pessoas simultaneamente e trouxe um novo parâmetro para a banda, que deixou os ouvintes assíduos com saudades de shows e trouxe de volta alguns antigos admiradores.

Esse processo - passar por uma pandemia em desordem política e se reconectar com os fãs - trouxe o disco Vou Ter Que Me Virar ao mundo. Lançado em novembro de 2021, a primeira vez em que foi tocado ao vivo foi no Lollapalooza Brasil, em março de 2022. A espera da banda em começar a turnê aconteceu para que o retorno fosse grande e as pessoas quisessem, mais que tudo, ir encontrar a Fresno novamente. E assim foi. 

Shows abarrotados

A apresentação no Lollapalooza Brasil reviveu a Fresno após dois anos sem shows e, para todos os cantos que foram depois disso, havia filas de pessoas para os assistirem. Com casas de shows lotadas, ingressos esgotados e uma plateia que canta com a alma, o que já parecia cheio em 2019, em 2022 estava abarrotado. A audio, nos dias 4 e 5 de junho, estava mais do que cheia, não tinha um único espaço livre e todos os presentes vibravam a cada nova faixa que os artistas puxavam no palco.

No Rio de Janeiro, uma amizade improvável que surgiu na Twitch ao longo da pandemia foi materializada. Dougie Poynter, baixista do McFly que surgiu em uma das lives de Lucas, subiu ao palco com Danny Jones, guitarrista e vocalista do quarteto britânico. 

De volta a São Paulo, a Fresno tocou na primeira edição do GP Week, no Allianz Parque. No mesmo evento estavam Twenty One Pilots e The Killers

Rock in Rio

Com o convite do Itaú, a Fresno fez show, pela primeira vez em sua história, no Rock in Rio. No Twitter, Lucas desabafou por, finalmente, estar como uma das atrações do festival. “O sabor da vitória é delicioso. Triunfo! Triunfo! 2011 eu chorei de raiva por não estar lá. 2013 eu fiz bico de entrevistador e apesar de divertido, me deixou bem mal a vontade de tocar estando ali tão perto. Mas agora é pra valer, vamos tocar nessa chonga de uma vez por TODAS”. 

Na rede social ele também comentou sobre como, em 2011, foi difícil não estar na lineup enquanto todos os outros artistas do escritório com o qual trabalhavam, estavam. Na época, foi com o Esteban Tavares que Lucas desabafou.

Em 2022, enfim, a Fresno esteve na Cidade do Rock como uma das atrações. Ainda que fora dos palcos oficiais do festival, a banda atraiu uma multidão em suas duas apresentações em 9 de setembro. 

O fechamento de 2022

Para fechar o ano, a banda retornou a Porto Alegre, em 18 de dezembro para um show no Araújo Viana. A significativa última apresentação do ano no local em que a Fresno nasceu chegou após um intenso ano de turnê, com passagem em várias regiões do Brasil e três datas na Europa, duas em Lisboa e uma em Dublin.

Ouça Fresno:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados