Lindie

Logo Lindie
Mitski é uma mulher nipo-americana do cabelo escuro e liso, que está preso atrás de sua cabeça. De vermelho, ela está parcialmente de lado para a foto e olha para baixo.

Publicado porMariana Luiza

em 31/10/2022

Embalando as playlists daqueles que encaram de frente a própria vulnerabilidade, dos que estão em busca de autoconhecimento e, principalmente, dos amantes, Mitski Miyawaki - ou apenas Mitski - é uma artista em ascensão. 

A cantora e compositora nipo-americana conta com uma longa jornada no mundo da música e, pela primeira vez, traz seu show solo para terras brasileiras. Como uma das headliners do Primavera Sound, festival que acontece em diversas cidades do mundo, Mitski já passou por Los Angeles, nos Estados Unidos, e agora embarca para as edições sul americanas: em Santiago, no Chile; em Buenos Aires, na Argentina; e em São Paulo, no Brasil.

Sendo realizados após as atrações de “aquecimento” do Primavera na Cidade (31 de outubro - 4 de novembro), os shows principais do Primavera Sound São Paulo deste ano estão marcados para os dias 5 e 6 de novembro. Ao lado de grandes nomes, como Björk, Gal Costa e Arctic Monkeys, Mitski se apresenta no palco do Distrito Anhembi no dia 5. Depois do festival, a cantora leva seu show para apenas mais uma cidade brasileira, o Rio de Janeiro, no dia 7 de novembro, no espaço de eventos Sacadura 154. Os ingressos para esse show já estão esgotados.

Seu espaço na música e no mundo

Com uma trajetória que contabiliza mais de dez anos, sua carreira profissional teve início com o lançamento dos primeiros álbuns de estúdio, em 2012 e 2013 - Lush e Retired from Sad, New Career in Business, respectivamente -, enquanto ainda estudava composição em um conservatório de música. Já nesses primeiros anos, Mitski apresentava um trabalho com uma série de características particulares que seguiram sólidas no decorrer de sua carreira: a tonalidade de sua voz combinada com melodias que embalam o ouvinte em uma atmosfera melancólica, na qual propõem-se temáticas sobre o amor, pertencimento e fragilidade. 

Em 2014, o aclamado Bury Me at Makeout Creek veio ao mundo. Com esse terceiro álbum de estúdio, Mitski conquistou a aprovação de diversos críticos musicais e teve até uma de suas faixas, Francis Forever, regravada para um episódio de um famoso programa de televisão, Hora da Aventura. Nessa fase, percebe-se uma sonoridade diferente de seus dois primeiros álbuns, pois o piano e outros instrumentos clássicos, que não são mais os principais instrumentos envolvendo as canções, deram espaço aos sintetizadores e guitarras.

 

Dando os próximos passos para uma carreira de sucesso, o lançamento dos dois álbuns seguintes, Puberty 2 (2016) e Be the Cowboy (2018), fizeram com que a cantora conquistasse um público maior e garantisse seu espaço no cenário da música alternativa. Algumas faixas desses dois álbuns estão entre os maiores hits de Mitski, entre elas: Washing Machine Heart, Nobody, Me and My Husband, I Bet on Losing Dogs e Your Best American Girl.

O hiato

Em 2019, a cantora, que nunca lidou bem com as consequências de levar a vida estando em posição de pessoa pública, decidiu colocar sua carreira solo em hiato por tempo indeterminado, afastando-se também das redes sociais. Apesar disso, seguiu com projetos paralelos, como o single Cop Car (2020), para a trilha sonora do filme Os Órfãos (2020), dirigido por Floria Sigismondi, e uma versão da música Glide, de Takeshi Kobayashi, também para uma trilha sonora, dessa vez, A Vida Depois de Yang (2021), filme do diretor Kogonada.

Laurel Hell

Sem anúncios, no final de 2021, Mitski voltou às plataformas digitais com um novo single e o anúncio de uma turnê para o ano seguinte. Working for the Knife foi o primeiro de quatro lançamentos em formato de single, que, no futuro, viriam a compor seu mais recente trabalho, o álbum Laurel Hell, apresentado ao público em fevereiro de 2022. Com elementos próprios do synth pop, dream pop, rock e indie, Laurel Hell, de maneira geral, mantém o aspecto dos trabalhos anteriores da cantora, contudo, exibe certa singularidade.

Quanto à recepção, muitas foram as críticas positivas recebidas pelo álbum e, pela primeira vez em sua carreira, Mitski atingiu o top 10 da Billboard 200, lista que classifica os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos. Ainda assim, Laurel Hell parece não ter conseguido contagiar os fãs, como os trabalhos mais antigos foram capazes. Vale ressaltar que esse é o primeiro disco que a cantora lança após a revisitação da música Nobody (2018) pelo Tik Tok, a faixa virou trend no aplicativo de vídeos e uma quantidade expressiva de pessoas passou a acompanhar a cantora.

 

Com uma carreira aclamada e um futuro incerto no mundo da música, Mitski chega ao Primavera Sound São Paulo e, pela primeira vez, os fãs têm a oportunidade de vê-la em palcos brasileiros.

Serviço:

Primavera Sound São Paulo 2022 @ Distrito Anhembi 

Data: 5 de novembro de 2022

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo/SP

Classificação: +16 (de 05 a 15 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais)

Ingressos: À venda (https://www.eventim.com.br/campaign/primaverasoundsp)

Ouça Mitski:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados