A voz calma e o canto pacificador são as características marcantes de Raveena. A delicadeza da interpretação combina com o R&B milimetricamente ajustado e que evolui a cada lançamento. Cantora e compositora, ela nasceu nos Estados Unidos após seus pais migrarem da região de Punjab, na Índia, e, em 2017, iniciou sua carreira musical. Cinco anos depois, com dois EP’s e dois discos, está prestes a embarcar para o Brasil em sua primeira apresentação no país.
A artista sobe ao palco em 6 de novembro, no Palco Primavera, um dos principais do festival Primavera Sound, sediado no Distrito Anhembi, em São Paulo. No mesmo dia, outros nomes como Lorde e Travis Scott se apresentarão.
A breve e bem-sucedida carreira
Em ascensão desde 2017, Raveena lançou seu primeiro EP, Shanti (2017), que trouxe uma mistura de R&B, soul e jazz, com quatro faixas: If Only, Love Child, No Better e Natural. O projeto foi essencial para que a cantora começasse a ser vista no mundo musical. Dois anos depois, foi a vez de Lucid (2019), primeiro álbum, chegar ao mundo. Nele, ela usa R&B e soul para analisar e refletir sobre traumas da adolescência.
Aclamada pela crítica pelos dois projetos, Raveena trouxe Moonstone (2020), com mais quatro músicas. No EP, a artista consegue juntar indie pop psicodélico com soul. Ao longo das letras, ela ainda explora relacionamentos antigos e sua identidade.
Em 2022, lançou seu segundo disco, Asha's Awakening, pela Warner Music. O álbum carrega o conceito de acompanhar a história de Asha, princesa espacial Punjabi, em uma jornada de aprendizado espiritual com alienígenas e, depois, seu retorno à Terra. O projeto usa essa representação para se referir ao crescimento pessoal, à cultura moderna e aos relacionamentos.
Do ponto de vista sonoro, o trabalho soa, a depender da faixa, a R&B's dançantes e baladas mais calmas. Em Rush, por exemplo, há o uso de sintetizadores e guitarras que levam ao ouvinte uma sensação nostálgica de um passeio entre amigos no verão. O clima muda a partir da faixa The Internet Is Like Eating Plastic - A Internet é como comer plástico, em tradução livre -, onde há o despertar de Asha e, assim, o disco fica mais denso.
Em 2022, a artista também se apresentou no Coachella, um dos principais festivais de música e arte dos Estados Unidos, que teve duração de três dias, organizado pela Goldenvoice. Neste show, mais curto do que os produzidos de forma solo e, com a duração parecida ao do Primavera Sound São Paulo, a cantora performou Honey, Headaches, Mystery, Dum Maro Dum (Jagjit Singh & Asha Bhosle cover), Kismet, Kathy Left 4 Kathmandu e Love Overgrown.
Raveena se apresenta no festival em 6 de novembro, às 14h20, no Palco Primavera. O show, que terá 45 minutos de duração, será um gostinho da setlist que ela pode adicionar em um show solo, marcando a primeira aparição da artista no Brasil.
Serviço:
Primavera Sound São Paulo 2022 @ Distrito Anhembi
Data: 6 de novembro de 2022 (domingo)
Endereço: Distrito Anhembi (Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana)
Classificação: +16 (de 05 a 15 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais)
Ingressos: À venda (https://www.eventim.com.br/campaign/primaverasoundsp) e na bilheteria oficial (Estádio do Morumbi - Bilheteria 5 - em São Paulo).
Ouça Raveena: