Lindie

Logo Lindie
Banda Ludovic fez show insano na Casa Rockambole

Publicado porLuisa Pereira

em 01/12/2023

Pela primeira vez em seis anos, a banda Ludovic esteve reunida em cima do palco, com Jair Naves (voz e baixo), Eduardo Praça (guitarra), Ezekiel Underwood (guitarra) e Rodrigo Montorso (bateria) em uma noite iluminada e inesquecível. Para eles e para o público. O vocalista descreveu a noite como “um espetáculo coletivo” e, de fato, foi um show da banda e de cada pessoa presente na Casa Rockambole na segunda-feira, 20 de novembro.

O encontro fez parte do último sideshow do Balaclava Fest, produzido pelo selo Balaclava Records. Neste evento, a banda Thus Love ficou responsável pela apresentação de abertura, tendo uma performance irretocável e empolgante. 

Formada por Echo Marshall (voz, guitarra), Lu Racine (bateria) e Nathaniel van Osdol (baixo), a banda de pós-punk trouxe alguns de seus maiores sucessos para a setlist, indo de Family Man e Anathema, presentes no disco inaugural Memorial (2022) a Put On Dog. A plateia, que chegou cedo para prestigiar o trio, interagiu e colaborou para que a apresentação do grupo fosse calorosa e memorável.

Após a apresentação icônica no Balaclava Fest, a Thus Love marcou presença no último sideshowApós a apresentação icônica no Balaclava Fest, a Thus Love marcou presença no último sideshow / Crédito: Mariana Luiza/Lindie

A insanidade coletiva represada por seis anos

Momentos antes da entrada dos integrantes da Ludovic no palco, o espaço destinado para o público já estava cheio — e muita gente ficou para fora —, especialmente a parte frontal que, mesmo em um clima ameno na capital paulista, transformou-se em um verdadeiro forno.

Com berros ao fundo, o quarteto iniciou o show às 21h40 com Boas Sementes, Bons Frutos, que compõe o disco Servil (2004). Os primeiros acordes bastaram para que a insanidade tomasse conta do miolo central do público, que abriu uma grande roda para descarregar a energia de ver, depois de tanto tempo, a Ludovic ao vivo. Um Grande Nó e Eu Fiz Pouco Caso De Um Gênio, ambas do álbum Idioma Morto (2006), chegaram em seguida, num ritmo cada vez mais energizado, com todos os presentes se entregando àquele momento.

Retornando para o primeiro projeto da banda, Teoria e Prática Na Voz De Um Veterano Ofegante e Servil vieram depois. Sem pausas, Janeiro continua sendo o pior dos meses fechou o primeiro bloco da setlist que, em nenhum momento, deixou o clima dentro da Casa Rockambole esfriar. A primeira interação de Jair Naves com o público foi para lembrar que “durante essa uma hora de show, não há ninguém no mundo que eu ame mais do que vocês”.

Naves emendou o afago em seus fãs à história da Ludovic com a gorduratrans, reconhecida banda nacional de shoegaze, que, para lançar seu primeiro disco, Repertório Infindável de Dolorosas Piadas, extraiu o nome de uma frase da música Nas Suas Palavras, composta pela Ludovic. Em homenagem e consideração ao momento, Naves chamou ao palco Felipe Aguiar para cantar essa faixa. O público, mais uma vez, foi ao delírio com o momento especial presenciado.

Felipe Aguiar, vocalista da banda gorduratrans, em participação especial Felipe Aguiar, vocalista da banda gorduratrans, em participação especial / Crédito: Mariana Luiza/Lindie

Antes de Trégua, Naves conversou, novamente, com os fãs. “Eu amo cada um de vocês igualmente e me partiria o coração saber que algum de vocês voltou para casa machucado hoje. Então, por favor, tomem cuidado uns com os outros. Eu não tenho o menor problema de subirem no palco e pular, mas cuidado. Estou muito preocupado com as meninas aqui na frente”, em um recado para que o espetáculo continuasse da melhor forma possível.

De forma impressionante, as pessoas não cansavam e seguiam fazendo a roda, pulando do palco e gritando cada uma das palavras das músicas. A temperatura no ambiente subia a cada nova canção iniciada pelos músicos. O vocalista, Naves, já estava com o cabelo inteiramente molhado de suor a essa altura. Todos, sem exceção, pareciam se entregar completamente àquele momento único. 

Fãs extasiados com cada segundo do showFãs extasiados com cada segundo do show / Crédito: Mariana Luiza/Lindie

Vexame seguiu a setlist, alavancando a pressão interna da casa. Outra pausa do vocalista após a faixa trouxe a elucidação sobre a importância da data, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. “Tem tantos feriados religiosos, eu acho que talvez esse seja o mais importante do ano”, disse Naves.

Atrofiando/Recém-Convertido/Ex-futuro Diplomata e Desova foram os próximos atos do show. Nesta última faixa, além de uma roda insana iniciada, um fã empolgado cantou junto com Naves e quase não quis mais sair do palco. Nós, Os Milionários, Vane, Vane, Vane e Qorpo-Santo De Saias fecharam o show — pelo menos a princípio, com o público ganhando uma piscada do vocalista quando ele disse que era o final — em alta. Se acabasse ali, todos já estariam extasiados, mas ainda teve mais. 

As últimas canções para lavar a alma

Com a saída do palco, o público começou um coro por Inexorcizável (Um Zumbido Ensurdecedor) e, aos pedidos, a banda voltou e tocou a faixa. Brincando, Naves disse que nem a própria banda consegue pronunciar o nome da faixa e que os fãs fizeram um ótimo trabalho ao chamá-la. C V V foi a próxima, aumentando o clima para um nível que não era possível compreender.

Naves mostrou ser um excelente showman, elevando a temperatura do público Naves mostrou ser um excelente showman, elevando a temperatura do público / Crédito: Mariana Luiza/Lindie

E foi com Você Sempre Terá Alguém a Seus Pés que a Casa Rockambole tremeu em suas estruturas, quando a plateia começou a subir no palco, em um número capaz de aliviar o apertado da parte frontal do espaço. Foi tanta gente que os músicos não estavam mais visíveis em meio aquela histeria coletiva.

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados