Lindie

Logo Lindie

Publicado porRedação

em 07/02/2023

Texto escrito por Fernando Vinícius e Mariana Luiza

No dia 13 de janeiro de 2023, o espaço multiartístico Ciudad Cultural Konex (CCKonex), ponto de encontro de muitos amantes de música em Buenos Aires, recebeu o músico Santiago Motorizado, vocalista e guitarrista-base da consagrada banda de rock alternativo El Mato a Un Policia Motorizado. Da seleção de eventos programados para acontecer entre janeiro e março deste ano, Tu Historia de Verano (Sua História de Verão), o cantor era uma das apresentações mais aguardadas pelo público.

A abertura do evento ficou por conta de Nina Suárez. A artista, que desponta na cena cultural argentina, é filha da emblemática musicista, atriz e poeta Rosario Bléfari. Tendo crescido entre artistas, Nina sempre esteve envolvida nos meios culturais. Desde muito jovem toca suas composições em público e participa de shows de outras bandas. Com colaborações no cinema e no teatro, iniciou, em 2022, seu projeto musical com banda própria, ao lado dos excelentes Chicho Guisolfi, da banda Bestia Bebé e Manolo Lamothe, da Cabeza Flotante.

A apresentação da multitalentosa artista, agendada para as 19h, começou, de fato, às 19h40. O público, que já comparecia em peso, se mostrou tímido, se movendo pouco ao som das composições enérgicas e rápidas de Nina, que costuram sua personalidade entre shoegaze, indie rock e punk.

Ao longo do show, a animação da plateia cresceu, enquanto ia sendo conquistada pelas belas composições e voz potente da cantora. Nina e público parecem ainda estar se conhecendo. O projeto da cantora iniciou seus lançamentos oficiais em 2022, e o primeiro disco cheio ainda vem por aí. E, pelo que Nina Suárez mostrou até agora, esse é apenas o começo de uma promissora e instigante carreira na música.

Santiago Motorizado

Às 20h30, quando o CCKonex era iluminado apenas pelas luzes azuis e vermelhas vindas do palco, Santiago Motorizado, a grande atração, apareceu para esquentar ainda mais a noite de Buenos Aires. Aplaudido com grande entusiasmo pelo público, o vocalista segurava uma réplica do troféu da Copa do Mundo de 2022, evento em que a Argentina saiu vitoriosa após 36 anos desde seu último título. Nas mãos de Santiago, o troféu foi exibido durante toda a primeira música, um cover de Soy Rebelde, da cantora Jeanette. Demonstrando todo o amor argentino pelo futebol, ainda havia, sobre o bumbo da bateria, uma bandeira com o rosto de Diego Maradona.

Com o passar das canções, percebeu-se que ao contrário da resposta à primeira apresentação do dia, a plateia estava bastante familiarizada com Santiago. Conheciam as brincadeiras e dinâmicas de seus shows. E, além disso, ouvia-se com frequência o apelido carinhoso dado ao artista: "Santi". 

Em relação às músicas não foi diferente: o público as cantava com alegria e intimidade. Santiago entregou ao público faixas de seu projeto solo, como Tanto Tonto e El Pastor Me Dio Su Mano, covers de artistas-amigos em Jazmín Chino (da banda 107 Faunos) e Amor en el Cine (do músico Not Sebastian), além — é claro — de sucessos de sua aclamada banda, como La Noche Eterna e Yoni B.

Ao longo das canções, o músico mostrou sua presença de palco e a força do vínculo criado entre ele e seu público. Em um palco amplo, com equipamentos para uma banda de ao menos quatro pessoas, Santiago tocou diversas músicas, normalmente arranjadas para banda, sozinho. E não por falta de companheiros — houve muitas faixas com a banda completa. Foi uma escolha ousada do próprio Santiago, que se mostrou plenamente capaz de carregar sozinho músicas intensas do shoegaze, pós-punk e indie, servindo um espetáculo ao público gigantesco que se divertia.

Ao mesmo tempo, as participações e faixas com banda foram também muito marcantes. Santiago e seus companheiros tocaram a música Europa, da banda Las Ligas Menores, com participação do guitarrista da Las Ligas, Pablo Kemper. Nina Suárez também fez uma participação cantando a faixa El Fuego Cálido, que gravou com Santiago para o ótimo LP mais recente do músico, intitulado Canciones Sobre una Casa, Cuatro Amigos y un Perro. E, conforme passavam as faixas, outra qualidade de Santiago ficava evidente: sua versatilidade, que permite ao músico transitar de faixas rápidas do rock para baladas lentas, resgatando também estilos de música tradicionais como a zamba e a cumbia.

Então, após uma potente mistura de gêneros, sentimentos e climas, o show se encaminhou para o fim, com quatro músicas da El Mato tocadas em sequência: El Tesoro, El mundo extraño, Chica de Oro e Mi Próximo Movimiento. Com isso, a apresentação ganhou desfecho ainda mais intenso; todos cantavam com força e sentimento. E, para encerrá-la, Santiago fez um cover de You Are So Beautiful, de Billy Preston e Bruce Fisher, e saiu do palco longamente ovacionado pela multidão.

Por repetidas vezes, Santiago classificou as músicas escolhidas para a setlist da noite como sendo de “culpa” e “ressentimento”. E, entre tanta culpa e ressentimento, o que se percebeu, do músico e do público, foi uma intensa e crescente alegria. O show se construiu, aos poucos, como uma celebração e uma catarse coletiva através da noite, como uma doce história de verão contada sob o céu de Buenos Aires.

Ouça Santiago Motorizado:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados