Lindie

Logo Lindie
Rafael Pelegrino posa em um fundo preto e com roupa e boné preto também.

Publicado porLuisa Pereira

em 18/11/2022

Tradição da cena de rock nacional, o Oxigênio cresce a cada ano que passa. Retornando após dois anos parado por conta da pandemia, o evento acontece em respeito ao público e ao cenário underground brasileiro, que careciam da volta do festival. “Dois anos pareceram uma eternidade, achamos até que não fossemos voltar a fazer. A gente quase não fez esse ano, não queríamos fazer enquanto a pandemia realmente não acabasse”, conta Rafael Pelegrino, o Piu, produtor do Oxigênio, em entrevista exclusiva ao Lindie

Percebemos que era mais uma coisa que iríamos precisar conviver. Discutimos, conversamos muito e o pessoal estava sentindo falta, todo mundo perguntando e cobrando. Nosso público se sente muito parte disso, então eles têm esse ‘lance’ de ‘pô, e aí? Cadê o nosso festival?’”, explica Piu. “Assim decidimos fazer, mas estamos bem apreensivos porque estamos em um ano complicado com eleições e muito ódio despejado. Agora, o festival vem depois desse momento e a gente conseguiu se livrar daquele maluco. O clima de apreensão é muito grande, investimos muito dinheiro, tempo, expectativa…então tudo isso gera essa apreensão”, completa ele. 

Em 2022, o Oxigênio caminha para sua sétima edição e acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no Aeroclube Campo de Marte. Entre dois palcos, o público poderá aproveitar uma infraestrutura melhor e com mais espaço. Isso porque apenas metade dos ingressos correspondentes à capacidade total do local foram disponibilizados para a venda, deixando com que o ambiente não fique totalmente cheio a ponto das pessoas precisarem passar por longas filas para ir ao banheiro, comer ou, simplesmente, se locomover pelo festival. 

“Queremos também saber como vai ser, temos tudo na mão, mas estamos como o público querendo saber como as coisas vão acontecer nesses três dias de festival”, comenta ele. Os portões do Oxigênio abrem nesta sexta-feira (18), às 19h.

A lineup de peso

Com o desafio de encaixar mais de 30 atrações em um festival que acontece no ano em que os eventos paralisados pela pandemia retornam, não foi tarefa fácil para os produtores. “Esse ano nós tivemos uma dificuldade muito grande por alguns motivos. Primeiro, tivemos muitos festivais e, inclusive, bandas que queríamos colocar, como Fresno, Dead Fish, Medulla, mas já tinham show, como o Primavera Sound e o GP Week. Coisas que estavam marcadas há muito tempo e precisaram ser remarcadas para esse ano, deixando as agendas muito cheias”, relata Piu

O festival terá Doyle,  Zumbis do Espaço, Carbona, Excluídos e Corazones Muertos na sexta-feira (18). O primeiro dia ainda contará com discotecagem de Thiago DJ (apresentador do programa Heavy Pero no Mucho, da Rádio 89 FM). 

No dia seguinte, sábado (19), os portões serão abertos a partir das 12h com Di Ferrero, Supercombo, Kamaitachi, Glória, Menores Atos, Pe Lanza, Cefa, Axty, Odeon, Meu Funeral, Ravel, Impavid Colossus e Fake Honey. A tradicional banda de karaokê do Oxigênio, Karaokillers, fecha o dia. 

No domingo (20), com início também ao meio-dia, se apresentam Helmet, CPM 22, Pense, Garage Fuzz, Gritando HC, DFC, Colligere, The Mönic, Flicts, Forgotten Boys, Abraskadabra, Der Baum, Tara Bipolar e mais uma edição do Karaokillers. “Uma curiosidade é que o próprio Badauí, quando o CPM-22 nem estava fechado ainda, descobriu que o Doyle vinha e, como os caras são super parceiros, me ligou querendo tocar”, conta.

Apesar das agendas cheias de algumas bandas, o Oxigênio conseguiu aproveitar algumas outras possibilidades. “Temos uma galera para fazer nossa curadoria, não são apenas duas ou três pessoas, as listas rodam por várias pessoas. Mas, eu acho que também trabalhamos com algumas outras possibilidades, como o Helmet, que já estava vindo ao Brasil e conseguimos inseri-lo. O mesmo com o Doyle. Conhecemos o Kamaitachi, que fez o primeiro show a três meses e trouxemos”, diz Piu.

Outra novidade na sétima edição é o retorno ao harcore, punk e emo. “Esse ano, outra coisa interessante é que ficamos mais no hardcore, punk, emo, como quiserem chamar. Nas últimas edições nós tínhamos feito algo mais voltado a outros gêneros, como Francisco El Hombre, que é mais MPB, Terra Celta. Fincamos mais no punk porque era algo que tínhamos mais em casa e é isso. A galera curtiu, tivemos poucas reclamações, uma banda ou outra não conseguimos colocar, mas queríamos muito, como o Bullet Bane e a Day Limns”, fala.

A chegada do público mais jovem desde a criação

No mercado internacional, especialmente nos Estados Unidos, há um movimento onde o punk, hardcore e emocore voltam ao cenário mainstream. Entretanto, isso não se concretiza em uma renovação de público no Brasil, pelo menos por enquanto. “Não vemos como volta porque nós nunca paramos de ouvir ou fazer isso. Mas também não vejo uma renovação, o que eu acho um problema. Trouxemos bandas mais jovens para atrair um público mais novo, além de dar mais oportunidades”, explica o produtor.

Uma novidade do festival e que carrega certa estratégia para trazer e formar um público diferente e mais jovem é a área kids, que vai possibilitar que pais e mães consigam ir aos shows. “Haverá brinquedos para as crianças, com pula-pula, essas coisas. Isso porque a nossa galera, além de ter virado adulta, muita gente virou pai e mãe e não teriam com quem deixar as crianças. Então pensamos nesse pessoal também, eu mesmo virei pai em 2019. É nesse sentido que pensamos em uma renovação também, uma criança que vai em um show de rock, fatalmente vai se tornar roqueira, vai ser difícil ela crescer e ir para outro estilo”, conta. 

Ativações

O festival receberá ativações que incentivam a expressão criativa inspiradas pelos esportes de ação, música, arte e cultura de rua, além de uma mini ramp com sessões do time da Vans Brasil e, também, disponível ao público. O Oxigênio Festival 2022 ainda conta com patrocínio da Monster Energy, Instax Fuji Film e Xeque Mate.

Serviço

Vans Apresenta: Oxigênio Festival 2022

Data: 18, 19 e 20 de novembro

Horário: 19h (sexta-feira) e 12h (sábado e domingo)

Local: Aeroclube Campo de Marte

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 650, Santana - São Paulo, SP

Classificação etária: 18 anos | entrada de menores de 18 será permitida somente acompanhados pelos pais ou responsável legal

Ingressos: À venda (www.oxigeniofestival.com.br)

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados