Lindie

Logo Lindie
Montagem com Thus Love, Hatchie e PVA, atrações do Balaclava Fest.

Publicado porRedação

em 14/11/2023

Texto escrito em colaboração por Fernando Vinicius, Luisa Pereira e Mariana Luiza

Pop psicodélico lo-fi, midwest emo, indie, pós-punk, dream pop e shoegaze são alguns dos estilos que a 13ª edição do Balaclava Fest, em 19 de novembro, terá em seu lineup. Ao todo, são seis atrações internacionais: Unknown Mortal Orchestra, American Football, Whitney, Thus Love, Hatchie e PVA. O evento também contará com terraplana e Shower Curtain, ambos pertencentes ao casting do selo Balaclava Records.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival será na Tokio Marine Hall, localizada na zona sul da capital paulista. Com dois palcos, as apresentações serão em horários não conflitantes e, assim, os presentes poderão desfrutar de todos os shows do evento. 

É claro que, para curtir um festival, não é preciso conhecer previamente todas as bandas que tocarão. No entanto, para aproveitar o Balaclava Fest na íntegra, o Lindie lista três atrações que você precisa ouvir antes de chegar ao local. Confira!

Thus Love (EUA)

A estadunidense Thus Love, foi formada em 2018 na pequena cidade de Brattleboro, em Vermont. Reunidos por “circunstância, identidade e espírito criativo”, como os próprios integrantes definem o encontro, a banda é uma novidade positiva no cenário musical do pós-punk.

Echo Marshall (voz, guitarra), Lu Racine (bateria) e Nathaniel van Osdol (baixo), são os três artistas multi-instrumentistas, que se identificam como transgêneros, que compõe a Thus Love. O trio foi capaz de criar conexão de identificação poderosa que, por vezes, pode ser difícil de ser criada em uma comunidade com poucos habitantes.

Com um propósito em comum e a vontade de produzir sua própria música, a banda começou a se apresentar ao vivo em pequenas casas de show em 2019.
Foi morando sob o mesmo teto que iniciaram o processo criativo do que seria o seu primeiro álbum, Memorial. Em 2022, se uniram ao selo nova-iorquino Captured Tracks (que revelou nomes como Mac DeMarco, DIIV, Beach Fossils e Wild Nothing), para o aclamado lançamento.
O álbum, que reúne influências diretas de grupos com raízes oitentistas e do gênero pós-punk, ganhou rapidamente o gosto do público, e lançou a banda para um novo patamar na indústria musical!

PVA (Inglaterra)

O trio PVA, originário do sul de Londres, foi formado em 2017 por Ella Harris e Josh Baxter, após ambos se conhecerem em uma festa e perceberem suas afinidades musicais. A dupla, que divide vocais, sintetizadores, guitarras e produção, somou-se, em dezembro de 2018, ao baterista e percussionista Louis Satchell.

O grupo elabora uma mistura de gêneros que reúne acid, disco, pós-punk, synth-pop e dance-punk, ideal para pistas de dança, o que dá a seus shows uma atmosfera densa, hipnótica e envolvente de rave indie.

A banda ganhou maior atenção em 2019, com o lançamento do single Divine Intervention, pelo selo Speedy Wunderground, seguido pelo EP Toner (2020), via Ninja Tune. A faixa Talks, que abre o EP, recebeu um remix de Mura Masa e rendeu indicação ao Grammy. Além disso, a PVA foi destaque em festivais expressivos, como SXSW, Pitchfork Festival e Green Man.

O álbum de estreia do trio, BLUSH, de 2022, foi muito bem recebido pela crítica, simbolizando um importante passo para a consolidação de sua sonoridade eletrônica pulsante, e entregou hits como Hero Man, Kim e Bad Dad.

Depois, em sessão para a rádio inglesa BBC, a banda expandiu seu alcance ao apresentar uma versão da faixa Not, dos estadunidenses Big Thief, que se tornou muito querida pelos fãs. Em janeiro de 2023, foi lançado um remix do PVA para a faixa Welcome To My Island, de Caroline Polachek. E, mais recentemente, o trio participou de uma Collide Session, projeto sensorial que une música e artes visuais.

Hatchie (Austrália)

Harriette Pilbeam dá vida à Hatchie. Cantora, compositora e musicista, a australiana teve destaque já em seu EP inaugural, Sugar & Spice (2018), que a elevou como “queridinha do dream pop”, de acordo com a imprensa da época. No ano seguinte, a artista lançou o primeiro álbum, Keepsake (2019), onde trouxe uma sonoridade cheia de reverb sob camadas de guitarras e melodias sutis. 

Entre o dream pop e o shoegaze, a estética e sonoridade de Hatchie, às vezes, quase não pode ser classificada apenas como pop ou, então, como alternativa, de tão fundidas. Essa junção feita pela compositora traz uma aura mágica especial às músicas.

Em seu mais recente trabalho, o álbum Giving the World Away (2022), a cantora 

adicionou a estética shoegaze as batidas eletrônicas. Em termos de letra, Hatchie deixa de lado o clima solar apresentado nos trabalhos anteriores e traz à tona temas mais profundos e maduros, como a autoconfiança, ansiedade e o início da vida adulta. 

Produzido por Dan Nigro (Olivia Rodrigo, Caroline Polachek), Jorge Elbrecht (Sky Ferreira, Japanese Breakfast) e do baterista do Beach House, James Barone, o último disco de Hatchie mostra uma evolução em níveis de composição, melodias e estética. 

Balaclava Fest 2023

com Unknown Mortal Orchestra, American Football, Whitney, Hatchie, PVA e mais

Datas: 19 de novembro de 2023

Local: Tokio Marine Hall

R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo

Próximo à estação João Dias (Linha 9-Esmeralda CPTM)

Horários do festival: 

Portas 15h

Encerramento 23h

Classificação etária: 16+

Ingressos: ingresse.com/balaclavafest23

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados