Lindie

Logo Lindie
Montagem com as bandas do post

Publicado porLuisa Pereira

em 21/09/2023

Escrito por Luisa Pereira com apoio e curadoria de Fernando Vinícius e Mariana Luiza

Celebrado mundialmente em 24 de setembro, o Dia do Emo comemora não apenas uma época nostálgica do início do século XXI, como também um período atual, já que não foi uma fase. Além disso, o “comeback” — porque nunca foi, efetivamente, embora e, para quem permaneceu gostando do gênero, muita coisa aconteceu na última década — do estilo ganha força em 2020, especialmente nos Estados Unidos. No Brasil, a onda começou a ficar maior a partir de 2022.

A cena emo permanece viva e operante, com novos grupos musicais surgindo a cada dia. Para festejar este dia, de um gênero e estética que marca uma geração, o Lindie preparou uma lista com 9 novas bandas para conhecer e diversificar as faixas ouvidas diariamente. Confira!

1. Hot Mulligan

Hot Mulligan é uma banda que mescla emo, math rock, pop punk e post-emo, formada em 2014, em Lansing, Michigan, Estados Unidos. Atualmente é composta por Nathan "Tades" Sanville (vocais), Chris Freeman (guitarra rítmica, vocal de apoio), Ryan "Spicy" Malicsi (guitarra solo) e Brandon Blakeley (bateria) e têm quatro EPs — Fenton (2014)

Honest & Cunning (2015), Opportunities (2016) e I Won’t Reach Out to You (2021) — e três álbuns de estúdio — Pilot (2018), You'll Be Fine (2020) e Why Would I Watch (2023).

2. mom jeans.

Formado em Berkeley, Califórnia em 2014, o quarteto Eric Butler (vocal, guitarra e trombone), Austin Carango (bateria, trompete), Bart Thompson (guitarra, vocal) e Sam Kless (baixo) costuma flutuar entre indie rock, pop punk, emo e midwest emo em suas composições. Com três discos gravados — Best Buds (2016), Puppy Love (2018) e Sweet Tooth (2022) —, a banda segue conquistando novos fãs e tornando-se cada vez mais conhecida no meio.

3. Colina

A Colina é Carlos Alves (vocal), Giovanni Oliveira (guitarra e vocal), Caio Ferreira (guitarra), Paulo Sepúlvida (baixo) e João Paulo (bateria). Formado em Diadema (SP) no período pandêmico, o quinteto lançou há alguns meses o EP Lar, que traz um conjunto de canções intimistas, retratando o momento do surgimento da banda, com uma mescla de post-rock e emo. 

O grupo tocará no New Faces Rock Festival, em 25 de novembro, no Seven Bar, em Santo André. Para quem gosta de participar de eventos da cena rock e emo, é uma oportunidade de conhecer tanto a Colina, quanto as outras bandas que se apresentarão.

4. Metade de Mim

A banda paulista é integrada por Renan Sales (vocal), Felipe Angelim (guitarra), Danilo Tanaka (bateria) e Matheus Caccere (baixo) e está em atividade há quatro anos. Com a união do rock alternativo com pitadas de punk e emo, a Metade de Mim já formou um relativo público com singles e, agora, dois EPs: Volte, a Chuva Acabou (2020) e Depois de Tudo que eu Passei (2022).

5. Um Quarto (¼)

Power trio carioca formado por Pedro Aranha (baixo e voz) Luis Bernardo (bateria e voz) e Theo Ladany (guitarra e voz) em 2018 se prepara para lançar seu álbum inaugural, planejado para 3 de novembro, com o primeiro single Ficologia, previsto para 22 de setembro. O lançamento será feito pelo selo Big Cry Records

Até o momento, o grupo tem o EP Do Que Somos Capazes, de 2019, em sua discografia, que flutua entre o Midwest Emo. 

6. Homeninvisivel

Banda paulistana formada em 2017, a Homeninvisivel vai do shoegaze ao real emo, passando pelo post-hardcore em suas composições. Integrada por Vinícios dos Anjos (vocais), André Amábile (guitarra base), Vinícius Martins (bateria), Eduardo Pavanel (guitarra solo) e Hari (baixo), tem como inspiração as bandas Joy Division e my blood valentine, o grupo lançou seu primeiro EP, Formas Negativas, em 2018. Em 2021, após alguns anos de hiato, a banda retornou com o single Todo Sonho se Destrói.

7. Funérea

Como gostam de se definir, a Funérea é “emo demais para ser punk e punk demais para ser emo” e, por isso, flutua bem entre os gêneros. Formada com o nome ACCDNTS por Lucas Carmo (vocal e guitarra) e Lucas Santos (bateria), a banda, com a nova nomenclatura, agora tem também Pedro (guitarra). Até o momento, o trio tem apenas Lucy, como single oficial. 

8. Quercia

Composta no início de 2016 a 60km de Cagliari, na Itália, é, atualmente, integrada por Luca Fois (vocal), Riccardo Perrotti (guitarra e backing vocal), Matteo Perra (baixo), Cristiano (guitarra e backing vocal), Stefano (bateria). Com dois álbuns de estúdio — Non è vero che non ho più l'età (2016) e Di tutte le cose che abbiamo perso e perdermo (2019) —, o grupo tem múltiplas influências musicais, incluindo alternativo, post-hardcore, emo, screamo e post-rock.

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados