Estamos no fim de 2022 e que ano foi esse, hein? Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19 as medidas de segurança dos eventos no Brasil começaram a ser abrandadas, e para os fãs de música essa notícia não poderia ser melhor! Com a retomada de eventos, voltaram também os shows e os grandes festivais. Lollapalooza, Rock in Rio, Primavera Sound e Oxigênio Festival são só alguns dos exemplos de tudo o que rolou por aqui nos últimos doze meses.
Dentre tantas coisas acontecendo no meio musical, muito foi produzido e divulgado, e um pouco disso você pôde acompanhar aqui no Lindie! Portanto, para celebrar um ano tão especial e já nos prepararmos para o próximo, cada um de nós, colaboradores do site, preparou uma matéria listando os 5 melhores álbuns do ano. Essa é a minha lista:
5) Wet Leg - Wet Leg
Lançado em abril desse ano, o álbum homônimo do duo Wet Leg foi um debut pra lá de surpreendente! Desde 2019 as britânicas Rhian Teasdale e Hester Chambers vinham conquistando fãs com o lançamento de alguns singles, mas foi apenas em 2022, quando apresentaram pelas plataformas musicais o seu primeiro álbum, que conseguiram atingir um número ainda maior de pessoas.
Animado e dançante, o álbum Wet Leg é composto por 12 faixas em que o duo exibe suas composições de tom irreverente e rebelde. Do começo ao fim, as faixas complementam-se gerando um álbum que foi capaz de conquistar muito além do público alternativo.
Então se você ainda não conhece o trabalho dessas britânicas, dê uma chance, pois o álbum não ocupa a quinta posição dessa lista à toa!
4) SOS - SZA
SOS da SZA é um lançamento tão recente que quase ficou para a lista de 2023! No começo do mês, mais de cinco anos após o lançamento de seu último álbum, Ctrl (2017), a cantora estadunidense presenteou o público revelando todas as faixas de SOS. Além das conhecidas do público: Shirt (2022), I Hate U (2021) e Good Days (2020), que anteriormente foram lançadas como singles, o álbum de SZA conta com mais 20 canções inéditas.
Como já era de se esperar, o sucesso foi instantâneo. Rapidamente todas as faixas conquistaram uma posição na prestigiada lista Billboard Hot 100. Isso porque em SOS a cantora teve bastante espaço para trabalhar com samples, diferentes ritmos e também com diferentes parceiros musicais. Don Toliver, Phoebe Bridgers, Travis Scott e Ol’ Dirty Bastard são os nomes presentes no novo projeto de SZA.
Percorrendo temas como romance, ciúme, insegurança, solidão, autoconhecimento entre outros que SZA apresenta em uma mistura de ritmos e sensações, a cantora foi responsável por entregar ao público um álbum encantador e, por isso, hoje ocupa uma posição nesse Top 5!
3) Língua Brasileira - Tom Zé
É impossível não se interessar quando Tom Zé anuncia um novo álbum. Com mais de cinquenta anos de carreira, o cantor e compositor sempre oferece aos seus ouvintes uma variedade de canções - de sua maioria em tom crítico - embaladas por sons que, de uma forma ou outra, representam a cultura do Brasil.
Em Língua Brasileira não foi diferente, lançado em junho desse ano pelo Selo SESC, Tom Zé apresenta entre as 11 faixas do álbum um ode às particularidades e influências presentes na “construção” da variedade da língua portuguesa que é praticada pelos brasileiros.
A obra ganha terceiro lugar nessa lista, pois sendo uma produção incrivelmente bela e detalhada, construída a partir de tantas pesquisas, foi entregue como um presente do músico não só ao Brasil, mas ao mundo!
2) Un Verano Sin Ti - Bad Bunny
Ocupando a segunda posição da lista, temos Un Verano Sin Ti. O álbum que ficou por semanas no topo das paradas em diversos países é resultado do trabalho do cantor e rapper Benito Antonio Martinez Ocasio ou Bad Bunny, como é conhecido.
O cantor porto-riquenho, que já era bastante renomado na cena musical latino-americana, fez história realizando um feito inédito: Un Verano Sin Ti foi o primeiro álbum em língua espanhola a ser indicado a categoria Álbum do Ano nos Grammys.
Passeando pelas 23 faixas, o ouvinte é capaz de curtir um álbum que abrange diversos ritmos populares no caribe, principalmente o reggaeton. Além disso, são diversas as participações de músicos que fazem o álbum ainda mais especial. Chencho Corleone, Rauw Alejandro, Bomba Estéreo, The Marías e Tainy são apenas alguns dos nomes presentes.
1) MOTOMAMI - Rosalía
Para finalizar a lista em grande estilo, o primeiro lugar fica para o aclamado MOTOMAMI, da espanhola Rosalía. O álbum foi consagrado pelo Grammy Latino 2022 com diversas premiações, inclusive a mais importante do evento: a categoria Álbum do Ano.
Com isso, Rosalía se tornou a primeira mulher a vencer duas vezes o Álbum do Ano do Grammy Latino. Anteriormente a cantora já havia sido premiada e elogiada pelo trabalho El Mal Querer, em 2019. Mas, com MOTOMAMI, chamou ainda mais atenção do público e da crítica.
Ao longo de 16 faixas, Rosalía mesclou, com muito talento, referências de sua formação em flamenco clássico com outros gêneros e estéticas, entre elas jazz, pop hispanico, reggaeton e nu metal. O álbum é uma rica e envolvente viagem experimental que cativa por sua irreverência e energia. Além disso, o trabalho conta com as participações de The Weeknd, no hit LA FAMA, e de Tokischa, em LA COMBI VERSACE.
E é por todos esses feitos que Rosalía alcançou com MOTOMAMI que o TOP 1 dessa lista não poderia ser diferente, né?
Ouça a nossa playlist inspirada nessa lista: