Lindie

Logo Lindie
Imagem ilustrativa do Lolla 2023

Publicado porMariana Luiza

em 19/10/2022

O festival de música alternativa Lollapalooza disponibilizou na terça-feira passada, o tão aguardado line-up da décima edição do evento em terras brasileiras. Muitas das atrações já esperadas por milhares de fãs fervorosos, como a californiana blink-182, foram confirmadas pelo festival. Outros grandes nomes, como Lil Nas X, Tame Impala, Billie Eilish, Drake, Rosalía, Kali Uchis e The 1975, também marcarão presença no Autódromo de Interlagos (São Paulo) entre os dias 24 e 26 de março do próximo ano.

Para além das atrações internacionais, o Lollapalooza é conhecido por convidar ao palco artistas regionais nos diferentes países em que o festival ocorre. A edição brasileira do Lolla de 2023 anuncia várias atrações nacionais bastante aclamadas pelo público brasileiro, entre elas o DJ Pedro Sampaio, o duo Anavitória, as cantoras Ludmilla e Pitty, a banda de rock Os Paralamas do Sucesso e o rapper Black Alien

Além dos artistas brasileiros amplamente conhecidos, algumas atrações nacionais que fazem parte do line-up de 2023 estão um pouco mais distantes do mainstream. Por isso, preparamos uma lista de 6 atrações nacionais para você conhecer antes de ir pro festival!

1. Medulla

Formada em 2005, no Rio de Janeiro, Medulla volta aos palcos dos festivais brasileiros após um curto hiato, seguido do afastamento das atividades presenciais, provocado pela pandemia de Covid-19. A formação atual da banda conta com os irmãos Keops e Raony nos vocais, Alex Vinícius na guitarra e Tuti AC no baixo. 

Conhecidos por cantar sobre pautas sociais contemporâneas e realizar shows barulhentos que cativam os fãs — apelidados de “movimento” ou “MVMT” —, Medulla, não por acaso, tem um público que se mantém fiel. Em seus três álbuns de estúdio, O Fim da Trégua (2005), Medulla (2014) e Deus e o Átomo (2016), é perceptível que a banda almeja e alcança certa particularidade em suas músicas, que apresentam uma vasta reunião de elementos musicais de gêneros tais como o rap, rock, indie, trap, entre outros.
Seu último lançamento foi o singleUm Leão por Dia, em 2018.

2. Gab Ferreira

A catarinense Gab Ferreira é estreante no Lollapalooza Brasil. A cantora passou a ser conhecida nacionalmente ao participar da quinta edição do reality show The Voice Brasil, programa de batalhas musicais, em que apresentava covers de músicas nacionais e internacionais.

Atualmente, integrando o selo Balaclava Records, Gab tem espaço para experimentar e ousar. Com a maioria das músicas cantada em inglês, apostando no uso de efeitos sintetizados, vocais e distorções, a artista continua crescendo no cenário do hyperpop brasileiro.

Quando foi oficialmente anunciada como parte do line-up do Lolla, a cantora comemorou a notícia  em sua conta de Instagram: "Feliz demais de poder anunciar que estarei me apresentando na próxima edição do @lollapaloozabr 💕✨💕 me encontra lá ;)))”. A última parte da mensagem faz referência à música me encontra lá :), presente em seu mais recente trabalho, o álbum visions, lançado em abril deste ano.

3. Tuyo

Fundado em 2016 no Paraná, o trio Tuyo é o resultado do trabalho de Jean Machado, no violão e sintetizadores, e das irmãs Lilian e Layane Soares (Lio e Lay), nos vocais. Em 2016, as irmãs ganharam destaque nacional ao participarem do programa The Voice Brasil, porém, atualmente,  Tuyo é conhecido por representar o cenário da música alternativa brasileira, produzindo canções que mesclam elementos próprios do folk, soul, pop e afrofuturismo.

Em 2021, o trio foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum De Pop Contemporâneo Em Língua Portuguesa” pelo lançamento do projeto Chegamos Sozinhos Em Casa, Vol. 1. Desde então, lançaram os álbuns Fragmentos 1 (2021) e Fragmentos 2 (2022) e uma série de singles.

Nas redes sociais, Tuyo comemorou e agradeceu o engajamento dos fãs para que o grupo fosse convidado a participar da edição de 2023 do Lollapalooza Brasil: “[...] MTO MTO MTO MTO OBRIGADA POR INSISTIR COM A GENTEEEEEEE VAI TER TUYO NO LOLLA!!!!!”.

4. Mulamba

Composta por seis artistas, Amanda Pacífico (vocal), Cacau de Sá (vocal), Caro Pisco (bateria), Érica Silva (guitarra, baixo, violão), Fer Koppe (violoncelo) e Naíra Debertolis (guitarra, baixo, violão), a banda Mulamba é outra atração inédita do Lollapalooza 2023.

O último álbum do grupo, Será Só Aos Ares, que veio ao mundo em 2022, conta com participação especial dos cantores e compositores BNegão, Luedji Luna, Kaê Guajajara, MEL e o grupo Caramelows. Com doze faixas, que entre seus temas abordam sexualidade, maternidade, pobreza e a violência no país, o projeto foi bem recebido pelo público. Quanto à sonoridade percebe-se a mistura de instrumentos próprios da MPB com o uso de sintetizadores.

Além disso, o álbum foi inteiro traduzido para a língua brasileira de sinais - LIBRAS, cada uma das faixas recebeu um visualizer (vídeo que acompanha a música) com a interpretação da canção.

5. Gilsons

Os músicos José Gil, João Gil e Francisco Gil, filho e netos do emblemático cantor e compositor brasileiro, Gilberto Gil, formam o trio Gilsons. 

Entregando ao ouvinte uma experiência nova ao combinar diversos instrumentos e elementos próprios de gêneros como MPB, axé, samba, pop, entre outros, o trio chegou às plataformas digitais em 2019 com o EP Várias Queixas. A música de abertura, homônima, apresenta um novo arranjo do sucesso do grupo Olodum. Como não poderia deixar de ser, o EP foi muito exitoso.

Em fevereiro de 2022, os Gilsons anunciaram seu primeiro álbum: Pra Gente Acordar. Desde então, o trio vem se apresentando em festivais por todo o Brasil, ao lado de grandes nomes da MPB contemporânea e marcará presença no Lolla pela primeira vez em 2023.

6. O Grilo

Dando seus primeiros passos para uma carreira repleta de grandes festivais, a banda paulista O Grilo, após uma participação mais do que especial no palco Supernova do festival Rock in Rio 2022, também foi confirmada no line-up do Lollapalooza 2023.

Formada por Pedro Martins (vocal), Gabriel Cavallari (baixo), Felipe Martins (guitarra) e Lucas Teixeira (bateria), a banda estreou nas plataformas de streaming musical em 2017 com o EP Herói do Futuro. Em 2021 foi lançado seu primeiro álbum, Você Não Sabe de Nada.

Com letras que apresentam uma essência jovem e a sonoridade que não nega sua origem brasileira, a banda se mostra capaz de cativar o público no Lolla 2023.

Serviço

Lollapalooza Brasil @ Autódromo de Interlagos 

Data: 24, 25 e 26 de março de 2023

Endereço: Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 - Interlagos, São Paulo - SP

Classificação: +15 (de 10 a 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais)

Ingressos: À venda (lollapaloozabr.com)

Ouça a nossa playlist com os artistas:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados