Lindie

Logo Lindie
Banda Alexisonfire em foto promocional.

Publicado porLuisa Pereira

em 22/03/2022

O som pesado da bateria, do baixo e das guitarras se misturam ao tom rasgado e áspero de George Pettit, à urgência com que canta Wade MacNeil e à melódica e calma voz de Dallas Green. Somando tudo isso, temos a banda Alexisonfire, velha conhecida do público brasileiro na cena emo, punk, hardcore e post-hardcore, que, agora, retorna ao Brasil após dez anos.

Em nova fase, o grupo fundado no Canadá, mais precisamente em St. Catharines, Ontário, em 2001, é composto, atualmente, por George Pettit (vocal), Dallas Green (vocal, guitarra rítmica e piano), Wade MacNeil (guitarra solo e vocal), Chris Steele (baixo) e Jordan Hastings (bateria e percussão). A banda chega ao Brasil com shows solo em Curitiba - em 20 e 21 de março - e Rio de Janeiro - 23 de março -, o grupo desembarca em São Paulo para as apresentações que envolvem o Lollapalooza, seja no Lolla Parties, dia 24, ou no festival, dia 26.

A jornada de Alexisonfire na música teve início em 2002 com o lançamento do primeiro EP, Math Sheet Demos, que impressionou críticos e foi responsável pela entrada do grupo na gravadora independente Distort Entertainment. Este cenário possibilitou a chegada do álbum homônimo de estreia da banda. O disco foi bem recebido e fez com que os músicos recebessem certificado de ouro no top de vendas do Canadá, com mais de 50 mil em vendas.

Watch Out!, segundo álbum da Alexisonfire - que decidiu manter-se independente apesar do sucesso anterior -, foi disponibilizado em 2004. Com produção de Julius Butty (Protest the Hero, City and Colour, Callahan), foi notória a evolução musical do grupo, que alcançou novos públicos e atingiu a 6ª posição na Nielsen SoundScan Top 200 -  um sistema de informação criado por Mike Fine e Mike Shalett, que produz levantamentos de vendas de música e vídeo nos Estados Unidos e Canadá. A cadência e a dinâmica entre George Pettit e Dallas Green ficou mais aguçada e, a partir deste ponto, o grupo ganhou um tom mais melódico em contraponto ao screamo visto no trabalho anterior. Por conta deste projeto a banda também ficou por 18 meses em tour pela América do Norte e Europa.

Dois anos depois de Watch Out!, Crisis foi lançado em 2006 e trouxe ainda mais pontos de evolução do quinteto, que chegava cada vez mais perto das viradas e melodias do punk da época. Meses depois, perguntado sobre o álbum seguinte, George Pettit garantiu muito screamo. Assim chegou, em 2009, o quarto disco da banda, Old Crows/Young Cardinals. O clássico equilíbrio e reviravoltas de Alexisonfire estava de volta, entre as sobreposições dos vocais ásperos de Wade MacNeil e o rítmico e melódico de Dallas Green. Neste trabalho, todos aparecem musicalmente mais maduros. No ano seguinte, a Alexisonfire trabalhou no EP Dog's Blood, último lançamento antes do anúncio do término do quinteto. 

Do fim ao recomeço

Em 2011, os músicos anunciaram a pausa da Alexisonfire por conta de outros compromissos, especialmente envolvendo os vocalistas, Dallas Green e Wade MacNeil, que estavam mais inclinados ao City and Colour e Gallows, respectivamente.

Com a volta, em 2015, o grupo lançou algumas faixas isoladas, como Familiar Drugs, sua primeira música em 10 anos, e Complicit, que aborda temas como racismo, machismo e privilégio branco. Agora, após 13 anos sem novos discos, a banda anunciou Otherness, seu novo álbum, previsto para 24 de junho. O disco sucede Old Crows/Young Cardinals, de 2009.

Alexisonfire performa no Lolla Party que acontecerá dia 24 de março, na Audio. Em seguida, estará no Lollapalooza Brasil 2022, dia 26 de março, sábado, no Autódromo de Interlagos. Há alguns dias, a banda performou Accidents, Boiled Frogs, Young Cardinals, Old Crows e outros de seus sucessos na setlist do Lollapalooza do Chile. Sweet Dreams of Otherness, que integra o novo disco, também foi tocada.

Assista, abaixo, uma apresentação ao vivo da banda e prepare-se para o clima insano dos shows:

Serviço

A Day To Remember e Alexisonfire @ Audio

Data: 24 de março (quinta-feira)

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694 – Barra Funda, São Paulo

Ingressos: Esgotados

Lollapalooza

Data: 26 de março (domingo)

Local: Autódromo de Interlagos - Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 - Interlagos, São Paulo

Ingressos: Esgotados

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados