Lindie

Logo Lindie
Banda Turnstile posando.

Publicado porFernando Vinícius

em 21/03/2022

Turnstile, banda, hoje, protagonista mundial dos segmentos musicais hardcore e punk-rock, foi confirmada como atração de um Lolla Party que ocorrerá no Brasil neste mês de março, substituindo o grupo de rock psicodélico King Gizzard & the Lizard Wizard, que cancelou suas apresentações em terras brasileiras por imprevistos relacionados à COVID-19. 

A banda Turnstile, natural dos Estados Unidos - mais precisamente de Baltimore, Maryland - é conhecida por criar, com maestria, a atmosfera típica de shows de hardcore, isto é, o grupo possui sonoridade e energia extremamente intensas e viscerais, que chamam o público a dançar freneticamente, a se movimentar com desajeitada liberdade, a abrir rodas de bate-cabeça e a subir no palco para depois se jogar sobre a multidão. Em resumo: chamam o público a continuar cultivando a catártica – e muitas vezes insana – experiência-do-corpo que este tipo de cultura musical pede. Ou, melhor dizendo, exige.

O grupo, que iniciou suas atividades em 2010, é um quinteto, composto por Brendan Yates (voz principal, teclado e percussão), “FreakyFranz Lyons (baixo, percussão, voz principal e vozes de apoio), Brady Ebert (guitarra solo e vozes de apoio), Pat McCrory (guitarra base e vozes de apoio) e Daniel Fang (bateria, percussão, MPC e programação).

O percurso discográfico da Turnstile começou com o lançamento do EP Pressure to Succeed, em 2011, seguido por outro EP, Step to Rhythm, em 2013. À essa época, a banda trabalhava com o selo Reaper Records. Então, em 2016, veio ao mundo o primeiro álbum cheio da Turnstile, intitulado Nonstop Feeling, ainda pela Reaper Records. O álbum foi gravado nos Salad Days Studios e contou com a produção de Brian McTernan. Este trabalho levou a banda a fazer turnês bem sucedidas e a expandir sua notoriedade. Todo o processo os fez evoluir enquanto músicos, e o EP seguinte, Move Thru Me, foi um sucesso, alcançando as posições 14 e 19 de dois rankings musicais da Billboard.

Após isso, a banda passou a trabalhar com uma grande gravadora, a Roadrunner Records, e lançou seu segundo LP: Time & Space. O segundo álbum completo da Turnstile foi ainda melhor recebido e chegou a ocupar a primeira posição do ranking musical estadunidense U.S. Heat. E, depois, vieram os dois trabalhos mais recentes do grupo, ambos lançados em 2021, sendo eles: o EP Turnstile Love Connection e o LP GLOW ON.

Ao longo da trajetória da banda, o que se percebe é que Turnstile iniciou sua história produzindo um rock hardcore áspero e cru, com influência perceptível de Rage Against the Machine e Beastie Boys, e, mais tarde, seguindo movimento que se tornou tendência mundial, adicionou elementos de shoegaze e dream pop à fórmula bruta já estabelecida como cerne da banda. Essa combinação e transição mais marcada entre climas “dreamy” e brutos – muito bem aceita pelos fãs – é particularmente notada no álbum mais recente do grupo, GLOW ON.

Já no plano das letras, a banda, como é natural de seu estilo, fala de modo intenso e violento, atravessando rasgos sentimentais e tecendo reflexões hiperbólicas sobre o amor, os relacionamentos e a vida.

Turnstile se apresenta no Lolla Party que acontecerá dia 23 de março, no Cine Joia. E, depois, toca também no Lollapalooza Brasil 2022, dia 25 de março, sexta-feira, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Hoje, a banda mescla, em seu setlist, hits mais antigos de sua carreira e, claro, faixas de seus trabalhos mais recentes.

Assista, abaixo, o breve registro de um show da Turnstile e sinta o clima incendiário que o grupo é capaz de criar em suas performances ao vivo:

Serviço:

Evento: Lolla Parties Turnstile

Data: 23 de março

Local: Cine Joia (Praça Carlos Gomes, 82 - Se, São Paulo - SP, 01501-040)

Ingressos: Esgotados.

Evento: Lollapalooza

Data: 25 de março

Local: Autódromo de Interlagos (Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 - Interlagos, São Paulo - SP, 04801-010)

Ingressos: Esgotados

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados