Lindie

Logo Lindie
Show da Gloria Groove no Encontro das Tribos

Publicado porLuisa Pereira

em 18/05/2023

A 21ª edição do Encontro das Tribos, desta vez com o tema Circus, aconteceu no primeiro final de semana de maio — dias 6 e 7 — e reuniu reggae, rap, rock e muita música urbana. Pela primeira vez com dois dias, o festival reuniu 25 mil pessoas no Distrito Anhembi para os shows de Ice Cube, Racionais Mc’s, Chase Atlantic, Steel Pulse, Gloria Groove, Wiz Khalifa, Planet Hemp, Matuê e tantos outros.

Poucos meses após a última edição, o festival ficou maior e encorpado, já que houve um final de semana inteiro dedicado a ele. Os produtores também acertaram em promover o evento ao ar livre, com a sorte de serem dias de sol e calor, com o céu inteiramente azul e sem nuvens. A divisão dos artistas do sábado e domingo também agradou a maior parte do público, que se diversificou ainda mais de um dia para o outro.

Encontro das Tribos proporcionou shows icônicosEncontro das Tribos proporcionou shows icônicos / Foto: Mariana Luiza/Lindie

Organização das atrações

Um dos pontos positivos que chamaram a atenção nesta edição foi a pontualidade da maior parte das atrações, mesmo os que chegaram em cima da hora. Alguns poucos demoraram minutos para entrar e, em um caso isolado, Orochi demorou 40 minutos além do que o indicado para subir ao palco — isso depois de ter sua apresentação transferida para o sábado um dia antes de o festival acontecer.

Com dois palcos, os músicos foram divididos e intercalados entre os horários. A divisão, divulgada antes do início do Encontro das Tribos, funcionou no primeiro dia. No entanto, dado o cancelamento da apresentação da Pitty — fato apenas comunicado após a abertura dos portões —, houve, também, a reorganização das apresentações que aconteceriam em cada um dos palcos.

Assim, o público da pista, que já estava no local, precisou abrir mão de ver diretamente o artista que queria para assisti-lo apenas no telão ou, claro, sair da grade e ficar ainda mais distante dos shows. A Planet Hemp, por exemplo, se apresentaria no palco 02 e foi remanejada para o palco 01.

A infraestrutura

Em termos de infraestrutura, o Encontro das Tribos trouxe melhorias acerca dos banheiros, que, além de serem disponibilizados em maior quantidade, estavam dispostos em locais estratégicos nas diagonais dos palcos. Em paralelo à quantidade de cabines oferecidas, também notou-se que, em vários momentos do dia, havia papel. Em comparação com a última edição, em que os ambientes ficaram inundados, houve um imenso avanço.

As opções de comidas também foram modificadas e incrementadas, com lanches veganos no cardápio. Apesar disso, as equipes de venda tinham informações desencontradas que possibilitaram erros por parte do público, como a compra de um produto que não estava mais disponível no evento. O reembolso deste caso foi realizado após a conversa com alguns profissionais que trabalhavam no evento.

Gloria Groove e seu conceito combinaram perfeitamente com o tema do Encontro das Tribos Gloria Groove e seu conceito combinaram perfeitamente com o tema do Encontro das Tribos / Foto: Mariana Luiza/Lindie

A pista sem visão

A divisão entre Front Stage e Pista parecia menor nas divulgações gráficas. Ao vivo, porém, era imensa. Deste modo, quem estava na pista via apenas um dos palcos, precisando mudar de lado para visualizar o outro ou, ainda, ver apenas pelo telão. A visão era ainda mais dificultada por conta das estruturas de áudio, camarotes e filmagens que ficavam do Front à pista. 

O Open Bar

Quem optou por um ingresso Open Bar se frustrou. As bebidas acabaram por volta das 16h no primeiro dia — e o evento passou das 22h — e gerou reclamações nas redes sociais. Diferente dos anos anteriores, o espaço para a categoria ficou na pista em frente ao palco 01 e, por isso, as pessoas conseguiam ver apenas uma parte das apresentações.

Wiz Khalifa fez um dos shows mais aguardados pelo público do Encontro das TribosWiz Khalifa fez um dos shows mais aguardados pelo público do Encontro das Tribos / Foto: Mariana Luiza/Lindie

Assim, entre erros e acertos significativos, o Encontro das Tribos Circus conseguiu manter viva a chama e o propósito do festival: unir diferentes estilos musicais para celebrar a diversidade de gostos, estilos e culturas. Com lendas no lineup que não vinham ao Brasil há anos, como Dezarie, Ice Cube — que esteve pela primeira vez na América Latina — e Wiz Khalifa, o festival lavou a alma de quem queria viver aquele momento. 

Ainda neste ano, acontece a edição do festival em Ribeirão Preto, no dia 21 de outubro. A organização promete mais de 16 horas de música e 20 bandas divididas em 3 palcos. A pré-venda acontece a partir do dia 22 de maio.

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados