Lindie

Logo Lindie
Karen Jonz posa em frente a um fundo vermelho. Ela é uma mulher branca, loira e com cabelos cacheados.

Publicado porMariana Luiza

em 27/04/2023

Campeã de competições de skate, comentarista esportiva e mãe são algumas das facetas com que Karen Jonz, aos poucos, nos convida a conhecê-la melhor. E a carreira de cantora foi mais uma das gratas surpresas da artista para seus fãs.

Karen já havia mostrado seu dom musical quando participou dos projetos Vaconaut & the Apple Monster e Kyber Krystals, entre 2014 e 2018, ao lado de seu companheiro Lucas Silveira (Fresno). Porém, foi apenas em 2020, com o lançamento de um EP solo, que a cantora proporcionou aos fãs um rápido passeio por sua mente, com duração de aproximadamente dez minutos.

Intitulado O Pequeno Excesso, nome inspirado no clássico texto chinês I Ching, o EP foi descrito como uma “mixtape lo-fi” e trouxe à margem sonoridades e letras com cargas bastante íntimas, diferente do que a artista havia mostrado até então.

Mostrando-se à vontade em trocas via redes sociais e entrevistas, Karen chegou a comentar o lançamento de um suposto projeto que estaria por vir. Em maio de 2022, o álbum Papel de Carta saiu dos planos e chegou aos streamings musicais. Com dez músicas e pouco mais de meia hora de duração, em um movimento contrário, o álbum parece nos puxar pela mão e nos convidar a um mergulho pelas profundezas dos sentimentos da cantora.

E isso se mostra já no nome da primeira canção: Terapia. A faixa também apresenta uma sentença que pode soar conhecida para os fãs atentos da banda Fresno: “Mas saiba que a minha alegria/Só eu quem posso cancelar”. O trecho faz referência à música Sua Alegria foi Cancelada (2019), parceria da banda com a cantora Jade Baraldo

Ao ser perguntada se a citação foi uma tentativa de desvencilhar seu trabalho como cantora da proximidade com a banda do companheiro, Karen contou ao Lindie que a real intenção foi de realizar uma provocação lírica. “A proximidade com a banda não é algo que me faça querer desvencilhar - pelo menos ainda não - e acredito que nem pra eles, pelo contrário. A gente compõe junto, ensaia junto e provavelmente tocaremos juntos em turnê muito em breve e vai ser muito legal.”

Com o passar das músicas, o mergulho de tom intimista é cada vez mais profundo, porém não deixa o ouvinte se afogar. Apesar das letras reflexivas, a sonoridade emotiva também tem algo de meigo e tenro. Suas músicas não deixam de ocultar a inspiração nostálgica da cantora pela sua juventude nos anos 90. No doubt, Hole, The Corrs, Lauryn Hill, Alanis Morissette, Nirvana e Silverchair foram algumas das bandas e músicos, exitosos durante os anos 90, citados por Karen ao ser perguntada sobre suas influências musicais.

Além disso, a estética visual do álbum é outro forte indício dessa inspiração. Os papéis de carta, que influenciaram o nome do disco, foram uma tendência, principalmente entre garotas que viveram sua juventude entre os anos 90 e 2000. Muitas vezes nem chegando a ser utilizados, os papéis eram guardados como uma relíquia junto a uma coleção. Ursos de pelúcia, telefones com fio e adesivos, tudo isso envolto em tons pastéis, são outros dos elementos visuais que compõem o mundo de Papel de Carta.

Alçando a música a uma das prioridades de sua vida, logo após o lançamento de seu álbum, Karen Jonz foi surpreendida ao ser convidada para tocar em dois grandes festivais, o Rock in Rio, em 2022, e o Primavera Sound, no mesmo ano, porém, dessa vez, ao lado de Gab Ferreira, com quem tem parceria na música Não foi Descaso.

Encarando os eventos como um “grande desafio inesquecível”, a cantora não se deixa levar e diz saber que ainda é uma artista iniciante, construindo o próprio público. “[...] acho importante abrir shows de bandas que tenham sinergia com meu som, fazer alguns shows mais intimistas. Gostaria também de poder tocar em mais festivais esse ano ou ano que vem.”

Em 2023, veio mais uma surpresa, dessa vez para os fãs, que foram brindados com o single Certeza Absoluta, uma música mais enérgica, mas ainda presente no universo do álbum de estreia. Como divulgado recentemente pela cantora em sua conta de Instagram, a música entrará na versão deluxe de Papel de Carta

Em conversa com o Lindie, a cantora disse que a semelhança não é à toa, visto que a canção vinha sendo trabalhada antes mesmo do lançamento do álbum. Karen também contou um pouco do que esperar de composições futuras: “Foi muito massa e divertido, o que foi me dando certeza de que esse caminho faz sentido, então podem, sim, esperar mais composições. Não acho que exatamente pop punk, [...] mas certamente com mais energia.”

E Karen não parou por aí. Neste ano, a cantora participou de uma parceria explosiva com a banda CSS, resultando no dinâmico e cômico single Coocoocrazy. Além da faixa que leva o nome do single, a parceria conta ainda com outra música, ET. E a cantora avisa: os fãs podem esperar mais colaborações por aí, a próxima, inclusive, já está confirmada!

É assim que a multitalentosa Karen Jonz vem trilhando seu caminho musical e se firmando como uma potência em mais uma área de atuação, com um futuro que promete surpreender muita gente!

Ouça:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados