Lindie

Logo Lindie
Alvvays é formada por Molly Rankin (vocais e guitarra), Sheridan Riley (bateria), Alec O’Hanley (guitarra), Kerri MacLellan (teclados) e Abbey Blackwell (baixo)

Publicado porMariana Luiza

em 11/10/2022

Quando se fala de indie e dream pop, a canadense Alvvays, autora do hit Archie, Marry Me, não é nenhuma novidade. Contando com Molly Rankin (vocais e guitarra), Sheridan Riley (bateria), Alec O’Hanley (guitarra), Kerri MacLellan (teclados) e Abbey Blackwell (baixo), a banda formada em 2011 acaba de lançar seu terceiro álbum, Blue Rev.

Sucessor dos bem recebidos Alvvays (2014) e Antisocialites (2017), o novo trabalho é o mais extenso de todos, possuindo ambiciosas 14 faixas e quase 40 minutos de duração. Melancólico, nostálgico, ruidoso e cheio de dúvidas, Blue Rev é diferente do que até então se ouvia nas músicas da banda. As distorções de guitarra embalando a doce voz de Molly Rankin ditam o tom do novo álbum, no qual se percebe que a banda trabalhou sob uma reunião de diferentes influências musicais e a pretensão de inovar. 

Pharmacist e Easy On Your Own, respectivamente a primeira e segunda faixas do álbum,  foram também as primeiras a serem lançadas como singles nas plataformas de streaming. Combinadas, as músicas formam uma boa introdução do que os fãs podem esperar do resto do álbum. Os elementos do estilo shoegaze, que já eram sentidos nos álbuns anteriores, ganham maior destaque.

Os singles lançados consecutivamente, Belinda Says e Very Online Guy, são as únicas músicas do álbum que, até o momento, receberam videoclipes oficiais. A melodiosa Belinda Says cresce dentro de si própria. Ainda que com uma sonoridade acolhedora, a música sugere a curiosidade e o medo de um passo incerto ao futuro: “And I find myself paralyzed / Knowing all too well, terrified” (E eu me encontro paralisada / Sabendo muito bem, aterrorizada), tema que permeia grande parte das faixas de Blue Rev.

Já a faixa Very Online Guy, apresenta uma Alvvays mais ousada. Explorando o uso do som sintetizado e dos efeitos na voz de Rankin, a música envolve o ouvinte em uma atmosfera tecnológica-retrô. O mesmo efeito é evidenciado no videoclipe, que apresenta, em cores vibrantes e cobertos por um filtro pixelizado, os integrantes da banda ao lado de computadores e telefones antigos.

Na metade do álbum estão dispostas Tile by Tile e Velveteen. Com sons que remetem à banda britânica The Cure e à norueguesa A-ha, as faixas expressam uma energia mais romântica, bem conhecida pelos fãs da banda. 

Ao lançar Blue Rev a banda Alvvays atinge outro patamar, com influências de shoegaze, new wave e pós-punk, mostrando que está disposta a se reinventar, apoderar-se de novos espaços e aproximar-se de outro público, porém sem perder a essência que vem conquistando seus fãs há tantos anos. 

E, para celebrar o lançamento do novo álbum, a banda tem data marcada para tocar no Brasil. Depois de quase dois meses em turnê pelos Estados Unidos, a Alvvays vem para a América do Sul realizar três shows: em Santiago, no Chile; Buenos Aires, na Argentina; e em São Paulo, a única data no Brasil. Ao lado das bandas Fleet Foxes e Crumb, Alvvays é uma das headliners do “Balaclava Fest - 10 anos”, edição especial do festival que comemora os dez anos de criação do selo Balaclava Records. O evento acontece dia 11 de dezembro no espaço Tokio Marine Hall.

Serviço:

Balaclava Fest - 10 anos @Tokio Marine Hall 

Data: 11 de dezembro de 2022 (Domingo)

Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo, São Paulo - SP

Classificação: +16

Ingressos: À venda (https://www.ingresse.com/balaclavafestdez22)

Ouça Blue Rev:

Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar

Logo Lindie

Abra sua mente para novos sons.

© 2020 Lindie. Todos os direitos reservados